CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOSSEGURANÇA E BASES DO CUIDADO: UMA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SABER TÉCNICO-CIENTÍFICO EM ENFERMAGEM

  • Autor
  • Daniel Rodrigues Vieira
  • Co-autores
  • João Guilherme AraújodaSilva , Maria Alays LeiteSousa , Milena Lopes deAbreu , Wesley da Silva NogueiraSoares , Antônio Adriano da RcohaNogueira
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta pedagógica essencial para a formaçãode profissionais, atuando como ponte entre a teoria e a prática e fomentando a autonomiadoaprendizado. No contexto do primeiro semestre do curso de enfermagem, disciplinascomoBiossegurança e Bases do Cuidado de Enfermagem, são pilares fundamentais, poisintroduzem os alunos a princípios e técnicas cruciais para a segurança do pacienteedoprofissional, bem como para a execução de cuidados básicos, mas indispensáveis. No entanto, a complexidade desses temas e a transição para o ambiente universitário podemgerardificuldades na assimilação de conhecimentos, comprometendo a aprendizagemsignificativae o desenvolvimento do saber técnico-científico. Diante desse cenário, o projeto de monitoriaemerge como uma estratégia complementar ao ensino formal. Ele visa oferecer umespaçodereforço, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento prático, indo alémda saladeaulatradicional. Ao proporcionar um ambiente de troca de experiências e aprendizado entrepares,a monitoria não só solidifica o conhecimento teórico-prático, mas tambémdesenvolvehabilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe nos monitores, potencializandoaformação de enfermeiros mais seguros, críticos e proativos. Objetivo: Descreveraexperiência dos monitores da disciplina de Biossegurança e Bases do CuidadoemEnfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de caso, realizadopor cincomonitores que atuaram em uma turma da disciplina de enfermagem, durante os mesesdemarço a maio de 2025. Os monitores, sob a supervisão do orientador da monitoria,desenvolveram aulas, materiais de estudo, dinâmica e atividades de revisão para auxiliarosalunos na compreensão dos conteúdos da disciplina. Resultados parciais e Discussão:Aexperiência de monitoria desenvolvida com os alunos do primeiro semestre docursodeenfermagem, tem demonstrado resultados parciais promissores no que tange à facilitaçãodaaprendizagem significativa e ao fortalecimento do saber técnico-científico. Até omomento,observa-se que a monitoria tem proporcionado um espaço de acolhimentoesuporteindividualizado, onde os monitores, por estarem em fases mais avançadas docurso,conseguem abordar as dificuldades dos calouros de forma mais próxima e didática, utilizandouma linguagem acessível e exemplos práticos que ressoam com a realidade da graduaçãoemenfermagem. Especificamente em Biossegurança, a monitoria tem contribuído paraamaiorcompreensão e internalização dos conceitos de precauções padrão, descarte de materiaisperfurocortantes, lavagem das mãos e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).Muitos alunos do primeiro semestre chegam com uma visão superficial desses temase,através das discussões e demonstrações realizadas nas monitorias, percebe-se umamelhorasignificativa na retenção da informação e na compreensão da importância decadaprocedimento para a segurança do paciente e do próprio profissional. EmBases doCuidado,os resultados parciais apontam para um aprimoramento nas habilidades práticas básicas, comoverificação de sinais vitais e realização de exame físico. As sessões de monitoria, muitasvezes com simulações e demonstrações práticas, permitem que os alunos reviseme pratiquem técnicas que podem ter sido vistas de forma mais rápida nas aulas teóricas ou mesmoemlaboratório. A repetição orientada e o feedback imediato dos monitores têmsido cruciaisparaa fixação dessas competências, transformando o conhecimento teórico emuma habilidadeaplicável. Além disso, a interação com os monitores tem fomentado a confiança dos alunospara expressar dúvidas e questionar, algo que nem sempre acontece nas aulas regulares. Essaabertura cria um ambiente de aprendizado mais dinâmico e menos inibidor, onde oerroévistocomo parte do processo e a busca por conhecimento é incentivada. Considerações finais:Osresultados parciais obtidos até o momento corroboram a importância da monitoria acadêmicacomo uma estratégia pedagógica eficaz para a aprendizagem significativa emáreastãocruciais para a enfermagem quanto a Biossegurança e as Bases do Cuidado. Apremissadeque a interação entre pares pode potencializar o aprendizado é visível, pois os monitores, porsua proximidade geracional e experiencial, conseguem estabelecer uma conexãomaisempática com os alunos, desmistificando complexidades e tornando o processo de assimilaçãodo conteúdo mais leve e eficiente. A consolidação do saber técnico-científicoéumdosprincipais ganhos observados. A monitoria não se limita a um mero "tira-dúvidas"; elaatuacomo um espaço de revisão ativa e aplicação prática do conhecimento. Ao revisitar os temas de Biossegurança, por exemplo, os alunos não apenas memorizamprotocolos, mascompreendem a lógica por trás de cada precaução, o que é fundamental para a tomada de decisões seguras no futuro ambiente clínico. Da mesma forma, nas Bases do Cuidado, aprática orientada e a discussão de casos permitem que os alunos desenvolvam um raciocínio clínico inicial, essencial para a identificação de problemas e a aplicação de intervenções de enfermagem. É importante ressaltar que a monitoria também se configura comoumaoportunidade de desenvolvimento para os próprios monitores. Ao ensinar, eles aprofundamseu próprio conhecimento, aprimoram suas habilidades didáticas, de comunicaçãoedeliderança. Essa dupla via de aprendizado fortalece não apenas os alunos do primeirosemestre,mas também contribui para a formação de profissionais de enfermagemmais completosepreparados para os desafios da profissão. A relevância deste projeto de monitoria semostra ainda maior considerando a atual conjuntura da saúde, onde a segurança do pacienteeaqualidade do cuidado são imperativos. Ao fortalecer as bases emBiossegurançaenoscuidados essenciais desde o início da formação, a monitoria está contribuindo diretamentepara a formação de enfermeiros mais competentes e conscientes de seu papel na promoçãodasaúde e prevenção de agravos. A experiência tem demonstrado que essa estratégia não só complementa o ensino formal, mas também o enriquece, gerando umimpactopositivo duradouro na trajetória acadêmica e profissional dos futuros enfermeiros.

  • Palavras-chave
  • Monitoria. Enfermagem. Biossegurança. AprendizagemSignificativa. Cuidado em Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Estilo: Negrito, caixa alta e centralizado.

Autores

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
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  • Alinhamento: À direita.

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Corpo do Resumo

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    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
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Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
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Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.